Galeria de imagens

As monografias de final de curso (TCCs) defendidas e aprovadas são disponibilizadas para consulta pública no sistema Pantheon da UFRJ, através do link:

https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/2936 

A localização da Escola de Belas Artes permite acesso a um grande número de equipamentos culturais, museus, galerias e centros de pesquisa.

O curso conta também com o Museu D. João VI da Escola de Belas Artes como um laboratório didático para desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão, que oferece aos estudantes um campo para pesquisa documental e iconográfica, bem como a observação da organização de seu acervo e a preservação de suas obras raras. 


O Museu D. João VI foi criado em 1979 com a finalidade de preservar a memória do ensino artístico oficial e de fomentar o estudo e a pesquisa da História da Arte Brasileira. Ele vem responder à necessidade da criação de um espaço institucional de preservação do patrimônio e memória do ensino de arte, reunindo a produção da Academia Imperial de Belas Artes, da Escola Nacional de Belas Artes e parte da história recente da Escola de Belas Artes. 


Localizado no 7o andar do Prédio da Reitoria na Ilha do Fundão, o Museu agrega um acervo de 800 gravuras, 837 desenhos, 65 desenhos arquitetônicos, 480 pinturas, 560 esculturas, 595 diplomas de premiação, 253 porcelanas, 167 fotografias, 47 obras têxteis, 22 móveis, nove vitrais e 4.928 moedas/medalhas. 


Assim, ele cumpre o papel importante de preservar a memória da Escola de Belas Artes e também de possibilitar a pesquisa sobre a arte e o ensino artístico para todos que têm interesse sobre a história da instituição e da arte no Brasil.