Legislação

O curso de Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro funciona em período integral diurno (matutino e vespertino), com integralização recomendada em 8 períodos. Está localizado na Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA), no campus da Ilha do Fundão, à Avenida Pedro Calmon, n. 550, Prédio Jorge Machado Moreira, 7º andar, na Cidade Universitária  Ilha do Fundão  CEP: 21941-901, Rio de Janeiro, RJ. 


As informações acadêmicas sobre o curso são disponibilizadas de forma virtual, através do site da Escola de Belas Artes da UFRJ (www.eba.ufrj.br) e também de forma impressa, afixadas em murais nos espaços de trabalho e circulação da EBA, conforme dispõe a Portaria Normativa N o 40 de 12/12/2007, alterada pela Portaria Normativa MEC No 23 de 01/12/2010, publicada em 29/12/2010.


A proposta da Escola de Belas Artes de criação do curso de Bacharelado em História da Arte tramitou na UFRJ sob o Processo 23079.012278/2008-15 de 24/04/2008. O curso foi aprovado pelo CEG em 30/04/2008, aprovado pelo Conselho Universitário em 08/05/2008 e criado pela Resolução CONSUNI s/n o de 08/05/2008 publicada no Boletim Interno da UFRJ em 22/05/2008. 


A implantação de sua primeira turma se deu no primeiro semestre de 2009 e desde então o curso se mantém ativo com oferta de 70 (setenta) vagas anuais: 35 vagas no 1º semestre e 35 vagas no 2º semestre. Em 2014, o curso passou por Avaliação de Reconhecimento do MEC sob o Protocolo 201209131, Código MEC 770616 e Código da Avaliação 100842. Nesta Avaliação, o curso obteve o conceito final 4,0, tendo sido apontado como seu ponto de maior destaque a alta qualificação e titulação do corpo docente, seu compromisso com o nível intelectual dos discentes, bem como com o compromisso ético apresentado em relação à comunidade, o que configura um perfil ótimo (4,0) de qualidade.

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso e tenha mais informações - PDF



RESOLUÇÕES CEG UFRJ 02/2003


Resoluções CEG Nº 02/2003 e 02/2013 tratam das Normas básicas para a formulação do Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da UFRJ, bem como regulamenta o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ.​ Acesse os documentos em pdf e tenha mais informações: Resolução 02/2003 CEG UFRJ ​ PDF 1 | PDF 2



DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS


Os cursos de História da Arte ainda não contam com Diretrizes Curriculares Nacionais próprias, por tratar-se de uma área de formação, em nível de graduação, ainda recente no Brasil. Por isso, a formulação do Bacharelado em História da Arte da EBA/UFRJ tomou como base as Diretrizes Curriculares para os cursos de História, instauradas pela Resolução CNE/CES nº13/2002, tendo em vista o Parecer CNE/CES 492/2001 e o Parecer CNE/CES 1.363/2001, que foram adequadas ao conceito de História da Arte. Além disso, para a presente proposta de Reforma Curricular, também se considerou, como orientação geral, o Anteprojeto de Diretrizes Curriculares para os Bacharelados em História da Arte, elaborado pelos Coordenadores dos cinco Bacharelados em História da Arte existentes no Brasil, a saber, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Universidade Federal de São Paulo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade de Brasília. No mencionado Anteprojeto, que resultou de reuniões e discussões ocorridas entre 2009 e 2014, encontra-se a seguinte definição:


A História da Arte ocupa-se de objetos diversos, desde pequenos artefatos até uma cidade inteira, refletindo tanto sobre aqueles fenômenos criados como trabalhos artísticos, quanto sobre peças e imagens produzidas como parte de outros sistemas às quais se associou o valor artístico em diferentes momentos da História da Arte global. Ela pode se apropriar do vocabulário das Artes Visuais, como de certos aportes metodológicos da História ou da Antropologia; pode acercar-se da Filosofia e da Estética, como das Ciências Sociais, da Arquitetura, da Comunicação e do Design, entre outros. O relacionamento da História da Arte, a partir de suas próprias demandas, com várias outras disciplinas, é um dos pilares de sua riqueza epistemológica. Todavia, trata-se de um campo autônomo de conhecimento, com suas especificidades, centrado nas questões da arte e da visualidade, que deve ser a tônica de uma formação em nível de graduação 


A Comissão de Professores Orientadores (CPO) é composta por todos os professores efetivos do curso de Bacharelado em História da Arte, que são responsáveis pela tutoria de todos os discentes do curso.